24 de mar. de 2009

"Casca" - A Alegria Musical da Colônia Z3

Alberto Mota, conhecido na Colônia Z3 como "Casca", 79 anos, nasceu em Pelotas no dia 29 de junho de 1929. É pescador, pedreiro, músico, inventor e... dançarino: "De dança eu fui muito bom. Tirei campeonato de tango".
O "Rei" do carnaval local veio para a Z3 na influência de safras de pescados: "Eu fui um dos maiores pescadores de bagre. Vinha para a Z3 só na safra... me apaixonei e ai não sai mais... Eu acho a Z3 um paraíso".
Como começou a tocar? "Foi só de brincadeira... brincar com uma turma. Eu sempre fui de carnaval".
Sobre o famosos banjo, nos diz: "Era um cavaquinho que eu usava, mas o instrumento é muito baixo, não dá. 'Vou arrumar um banjo'. Ai um colega meu comprou: o 'Zé Funchal'. Eu só usei a garganta e o acompanhamento. Foi o quanto chegou para a turma gostar".
Sobre sua primeira música "Olha ai", nos diz que fez para sua falecida esposa Maria Madalena Carranha".
Já sobre a famosa música Gabriela, ele explica: "Esta história começou com a novela Cravo e Canela".
E sobre "a cobra que fuma", construída por ele mesmo, nos diz: "Ela manda fumaça lá quem sabe aonde".

Nenhum comentário: