3 de abr. de 2009

Folders - Roteiro Turístico Caminhos do Pescador Artesanal (frente)

Atrativos:

1.Peixarias – Aqui se pode visualizar o cotidiano das trocas e transações econômicas locais, baseadas na tradição da cultura da pesca, são vendidas as mais variadas espécies de peixe e frutos do mar como tainhas, bagres, linguados, camarões e siris.

2.Carpintaria Naval Artesanal – Local onde são construídas as embarcações dos pescadores. Interessante é que esse tipo de atividade já esta se tornando rara em função da aparição de indústrias voltadas especialmente para esse trabalho. Na Z-3 essa atividade é uma riqueza cultural passada de pai para filho.

3.Artesanato – Na Colônia Z-3 a herança cultural de várias raças se faz presente em seu artesanato a qual faz referência a pesca, a praia e ao cotidiano singular do pescador, destacando sua autenticidade através da criação de objetos como barquinhos de madeira, pequenas redes de pesca para enfeitar, porta-retrato, brincos, vestuário, entre outros.

4.Divinéia – A “Divinéia” é um pequeno ancoradouro-baia, cuja função é proteger os barcos de ventos e tempestades, servindo também como ponto de encontro, onde pescadores trocam informações de acontecimentos e novidades ligadas à pesca. Seus molhes reservam momentos inesquecíveis, como aquela brisa inconfundível batendo no rosto de quem anda por lá a cada fim de tarde.

5.Aves Costeiras – Não há como definir o brilho nos olhos de quem tenta se aproximar dos pássaros que voam sobre os barcos, trapiches, balizas e molhes. São maçaricos da praia, mariquitas, andorinhas do mar, garças, gaivotas, biguás. Parece que todos querem sentir o prazer de tocá-las ou apenas registra uma foto.

6. Praça Olegário Costa - No local conhecido na Colônia Z3 como "Pracinha" encontramos bancos, arvores e marcos históricos envoltos com desenhos feitos por crianças da escola Rafhael Brusque. São desenhos de peixinhos. É nesse local que durante o roteiro apresentamos o histórico da Colônia Z3, já que Olegário Costa, juntamente com sua esposa Adelaide Costa foram os primeiros moradores locais.

7.Figueira Sagrada – Localizada no centro da Z-3, na rua Inácio Motta. Junto a essa figueira foram realizadas as primeiras missas e batizados antes da construção do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

8.Música Popular - Um dos principais atrativos deste roteiro é a apresentação de músicos locais. Suas musicas falam e expressam aspectos referentes à identidade cultural e a relação do pescador com o meio ambiente.

9.A Praia do Junquinho – A pequena e rústica placa colocada no final da rua Inácio Motta, indica o caminho a ser seguido para se chegar nesse recanto tão especial, conhecido na Z-3 como Praia do Junquinho. Um local ideal para quem deseja repousar, pesquisar, se banhar, beber um chimarrão (bebida típica do Rio Grande do Sul), namorar, curtir o charme da culinária, pescar ou refletir um pouco.

10.Resquícios de Mata Atlântica – A porção de Mata Atlântica registrada na Z-3 possui trilhas ecológicas tradicionais com as mais variadas espécies de fauna e da flora silvestre brasileira: são aves como a pomba-do-mato, o Canário-da-terra, o sabiá-laranjeira, o socó-dorminhoco; e mamíferos como o cachorro-do-mato (sorro), o tatu e o gato-do-mato (animal em extinção).

11.Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes – Quem visita a Colônia –Z3 não pode deixar de contemplar um de seus mais belos cartões postais, o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. Sua construção de arquitetura com influência claramente açoriana, data do início dos anos 60, construída da contribuição dos pescadores quando havia boas safras de pescado. Em seu interior encontram-se belíssimas peças sacras feitas em gesso.

12.Culinária Típica (Opcional) – Parada para o almoço realizado mediante agendamento, onde podem ser saboreados os mais diversos pratos da culinária zetrezense, como deliciosos bolinhos de peixe, filés de peixe a milanesa, moquecas, risoles, pastéis, saladas, entre outros a base de pescados locais.

13. Conversa com pescador - Este é um dos momentos mais emocionantes deste roteiro, onde os pescadores contam histórias e estórias, causos (relatos) de lendas e de experiências vividas.

14.Passeio de barco (Opcional) – Passeio de barco pela lagoa dos patos, saindo da Colônia Z3. Durante esse passeio os guias tradicionais (pescadores e motoristas de barco) falam sobre a Colônia Z3 e da relação dos pescadores com a Lagoa dos Patos, entre outros aspectos. Também, em alguns momentos observam-se peixes como tainhas pulando, e aves como gaivotas, biguás marrecos e frangos próximo ao barco, o que traz um tom mais que especial para o passeio.


Autores: Cecilia Piccinini Silveira e Michel Constantino Figueira

Contatos:

Costa Doce Turismo: (53) 30277070; (53) 99811624; (53) 81284272
Email: ecomuseudacoloniaz3@hotmail.com


Um comentário:

paulinhamattos disse...

SOU PESCADOR PROFISSIONAL AQUI EM GUAIBA RS E ACHEI MUITO LEGAL A UNIAO DE TODOS MOSTRADA NA FOTO AQUI NAO HA MUITOS PESCADORES. MAIS DA PRA GANHAR A VIDA BEM.